Como experiência:
Imprimo a laser o circuito desejado. Depois corto a placa com uma guilhotina ao tamanho desejado. Lixo com uma lixa fina os cantos para quebrar arestas.
Coloco em cima da placa de cobre um ferro de passar a roupa para fazer um pré aquecimento, de maneira com que o papel tenha uma melhor aderencia. Passado alguns segundos coloco lá o papel virado para baixo, aplico novamente o ferro e faço pressão com alguma força, durante alguns minutos, deslizo o ferro como tivesse a passar a roupa a ferro. E por fim a pcb fica com este aspecto.
Depois coloco a placa dentro de uma tina com agua morna, para ajudar a remover o papel, (durante 2 ou mais horas ) depois com as pontas dos dedos tiro o papel camada a camada.
No final as trilhas vão se revelando aos poucos, com cuidado vou removendo o resto do papel
E por fim as trilhas ficam visíveis
Depois feita a operação da agua, faço a formula do cloreto de ferro, para remover o cobre em execesso uso 250 grammas de cloreto para 1/2 litro de agua. Numa tina coloco lá a placa juntamente com o cloreto e com ajuda de uma bomba de ar comprada numa loja de aquários, esta vai facilitar a remoção do cobre mais rapidamente.
Depois de passar pelo o cloreto ( +- 1 hora ) a placa fica com este aspecto, parece que tudo correu bem.
Com acetona industrial e um pedaço de algodão, vou remover a tinta do toner.
Depois de a placa ser limpa com acetona aplico um banho de prata para dar protecção ao cobre.
Novamente com um pedaço de algodão aplico o PRATEX (o tal banho de prata). A placa fica a brilhar depois deixo de secar para a fase seguinte..
Finalmente faço o teste com o multimetro para avaliar a existencias de quebras nas trilhas. Já me aconteceu com este mesmo circuito uma das trilhas estar quebrada, resultado o circuito não funcionava.
3 comentários:
Aonde posso comprar o Pratex?
Onde posso encontrar o Pratex???
Bom dia...
Visite a página do Facebook
Pratex Oficina de Restauro e pode encomendar na loja online.
Cpts
Enviar um comentário